quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Na estante #001: Histórias Extraordinárias

Mestre inconstante do terror e do suspense, Edgar Allan Poe foi precursor da literatura de mistério e poeta admirado por Baudelaire. Neste livro, estão alguns de seus contos mais conhecidos, obras que marcaram profundamente a literatura ocidental. É o caso de "O gato preto", a tenebrosa história de um assassinato malogrado, ou de "O poço e o pêndulo", que apresenta uma visão macabra da ansiedade da morte. Pioneiro dos contos de mistério, como "A carta roubada" e "O escaravelho de ouro", Poe deu a seus personagens notável profundidade psicológica. Usando de diversos artifícios narrativos inovadores, criava climas e situações aterrorizantes.

POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. Seleção, apresentação e tradução José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.



2 comentários:

  1. Black cat é meu preferido. O cara é gênio, o livro extraordinário mesmo. Me conta: você tá lendo ou é só uma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem uma coisa, nem outra. Estou com mania de catalogar, organizar, numerar... Coisas de quem trabalhou em biblioteca. Pensei em usar o blog como uma espécie de "ata de registros", mas resolvi que os livros só serão registrados na medida em que forem lidos. Esse aí já foi, então tudo bem... rs

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! Ele é muito importante para mim.
Beijos.